Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

culturaport

culturaport

Linguagem dos Media

1Linguagem dos MediaEJR

1. Nome da unidade curricular
Linguagem dos Media / Language of the Media

2. Ciclo de estudos
1.º

3. Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular
Ernesto José Rodrigues
60 h

4. Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

5. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
O aluno será capaz de a) reconhecer a especificidade de cada meio e compreender as vias para maximizar a mensagem; b) analisar a complexidade de algumas questões mediáticas, caso da violência, censura, globalização, etc.; c) escrever e expressar-se em moldes efectivamente comunicacionais; d) articular massa de informação complexa de modo estruturado e sistemático.

5. Learning outcomes of the curricular unit
The student will be able a) to recognize the distinctions of each medium and to understand ways to maximize the communications message; b) to analyze the complexity of some media issues including violence, censorship, globalization, etc.; c) to use written and oral communication effectively; d) to manage quantities of complex information in a structured and systematic way.

6. Conteúdos programáticos
1. O conceito de media; tipos de mass media; função dos mass media.
2. Os media impressos: períodos, tipos e características dos media impressos.
3. Conteúdos de jornal; análise de notícias; redacção de notícias.
4. Rádio; televisão; cinema.
5. Os media na era online; jornalismo digital.
6. Evolução, função e tipos de publicidade. Ética em publicidade.

6. Syllabus
1. The concept of media; types of mass media; functions of mass media.
2. Print media: periods, types and characteristics of print media.
3. Content of newspaper; analyzing news; making news.
4. Radio; television; cinema.
5. Media in online age; digital journalism.
6. Evolution, functions and types of advertising. Ethics in advertising.

7. Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos estão em coerência com os objectivos da unidade curricular, dado que os tópicos foram seleccionados visando proporcionar conhecimentos fundamentais sobre a diferença entre informação e comunicação e seus efeitos na cultura e na sociedade. Os estudantes mostrar-se-ão capazes de especificar a linguagem dos vários media, suas formas de utilização, ilustrando-os com exemplos de diferentes épocas.

7. Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives
The syllabus is consistent with the objectives of the curricular unit since all topics included in the syllabus were selected so as to provide fundamental knowledge about difference between information and communication and their effects on culture and society. The students will be able to explain the language of the various media, their forms of utilization and illustrate them with examples of different eras.

8. Metodologias de ensino (avaliação incluída)
O ensino baseia-se em aulas teóricas e práticas e em trabalho de pesquisa autónoma e temática em livros de referência. A avaliação consiste num teste final e num trabalho de grupo constituído por 2 ou 3 alunos. A avaliação assenta na participação (10%), trabalhos em aula (50%) e em casa (40%).

8. Teaching methodologies (including evaluation)
Teaching is mainly based on classes and students research on case studies through technical books. Evaluation will be based on final exam plus a small project developed in teams of 2 or 3 students. Teacher evaluations are based on class participation (10%), class work (50%) and homework (40%).

9. Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular
O conhecimento teórico e a aplicação prática são objectivos desta unidade, permitindo passar de casos académicos para situações próximas da realidade. A análise de casos de estudo é privilegiada. Seguimos a hierarquia do nível cognitivo segundo Bloom (1956): 1. Conhecimento; 2. Compreensão; 3. Aplicação; 4. Análise; 5. Síntese; 6. Avaliação.

9. Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes
Objectives of this unit include theoretical knowledge and practical classes, extending the scope of the academic knowledge to realistic scenarios. Moreover, case studies are extensively used in the classes. We apply the Bloom’s hierarchy of cognitive domain (1956): 1. Knowledge; 2. Comprehension; 3. Application; 4. Analysis; 5. Synthesis; 6. Evaluation.

10. Bibliografia / Bibliography
BELL, Allan. 1991. The Language of New Media. ‎Hoboken, New Jersey: Wiley-Blackwell. ISBN: 978-0-631-16435-7
(The) Language of the Media.www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/.../langmedia.pdf
MANOVICH, Lev. 2001. The Language of New Media. Cambridge, Massachusetts, London: The MIT Press. [= www.manovich.net/LNM/Manovich] ISBN-10: 0-262-13374-1; ISBN-13: 978-0-262-13374-6
McLUHAN, Marshall. 1994 [1964]. Understanding Media: The Extensions of Man. Cambridge, Massachusetts, London: The MIT Press. ISBN-10: 0262631598
McQUAIL, Denis. 2003. Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa: F. C. Gulbenkian. ISBN: 972-31-1021-0

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D